
Sinais do Transtorno do Espectro Autista em bebês
8 de janeiro de 2025 por Simone Canola TEA Comentários desativados em Sinais do Transtorno do Espectro Autista em bebês
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pertence ao grupo de Transtornos de Neurodesenvolvimento, ou seja, é um Transtorno com características que se manifestam no início do desenvolvimento, geralmente, antes de a criança ingressar na escola.
Os bebês adquirem habilidades na medida em que os meses vão passando, os chamados “saltos” ou “marcos” de desenvolvimento. É fundamental acompanhar esse desenvolvimento com o médico Pediatra, pois quanto mais cedo identificar uma alteração e iniciar a intervenção, maiores são as possibilidades de desenvolvimento.
No caso do TEA, alguns sinais podem ser visíveis em bebês, como:
- Aos 02 meses, não olhar para o rosto da mãe quando está mamando.
- Aos 04 meses, não virar a cabeça em direção ao som da voz da mãe ou cuidadores.
- Aos 09 meses, não olhar quando é chamado pelo nome.
- Aos 09 meses, não estranhar e ir no colo de qualquer pessoa.
- Sorrir pouco.
- Não imitar gestos como bater palmas e dar tchau com as mãos (por volta dos 12 meses).
- Não apontar ou balbuciar aos 12 meses.
- Demonstrar mais interesse em objetos do que nas pessoas.
- Demonstrar grande interesse por coisas brilhantes ou que fazem movimentos repetitivos, por exemplo, um ventilador rodando.
Contudo, se o seu bebê não está atingindo um ou mais marcos do desenvolvimento, perdeu habilidades que já teve, ou você tem outras preocupações, aja cedo. Converse com o médico do seu bebê, compartilhe suas preocupações e pergunte se é necessário buscar um especialista para realizar uma avaliação.
O diagnóstico precoce permite que a criança receba um tratamento personalizado de acordo com as suas particularidades, com o objetivo de aumentar o desenvolvimento intelectual, social e de comunicação da criança, proporcionando a qualidade de vida e favorecendo a autonomia.