transtorno-aprendizagem

As crianças aprendem através da interação de fatores ambientais, educacionais e cognitivos. No entanto, as dificuldades de aprendizagem são uma realidade comum, gerando preocupações entre professores e pais, e suas causas podem variar, desde desafios individuais até estratégias educacionais inadequadas.

O Transtorno Específico de Aprendizagem é diagnosticado quando há déficits persistentes no aprendizado de habilidades acadêmicas fundamentais em leitura, escrita e/ou matemática. Essas dificuldades podem causar prejuízos ao longo da vida, especialmente em atividades dependentes dessas habilidades, como o desempenho ocupacional.

A neuropsicologia cognitiva é crucial para entender as dificuldades enfrentadas, considerando tanto os aspectos cognitivos quanto os contextuais. No entanto, sua eficácia é desafiada pela complexidade dos fatores emocionais, socioculturais e pedagógicos que afetam o processo de aprendizado. Portanto, uma abordagem abrangente e multidisciplinar, como a avaliação neuropsicológica, é essencial para identificar as causas subjacentes das dificuldades acadêmicas e orientar a intervenção adequada no desenvolvimento dessas habilidades.

transtorno-aprendizagem

CONTATO

As informações contidas neste domínio possuem caráter informativo e educacional. Em caso de dúvidas, busque ajuda especializada. Simone Canola Araujo Itokazu - CRP 06/133195.

(11) 98565-8541
Rua Vergueiro, 1421 Vila Mariana, São Paulo
ola@neuropsicologasimonecanola.com.br
neuropsicologa.simonecanola

ENVIE SUA MENSAGEM