As crianças aprendem através da interação de fatores ambientais, educacionais e cognitivos. No entanto, as dificuldades de aprendizagem são uma realidade comum, gerando preocupações entre professores e pais, e suas causas podem variar, desde desafios individuais até estratégias educacionais inadequadas.
O Transtorno Específico de Aprendizagem é diagnosticado quando há déficits persistentes no aprendizado de habilidades acadêmicas fundamentais em leitura, escrita e/ou matemática. Essas dificuldades podem causar prejuízos ao longo da vida, especialmente em atividades dependentes dessas habilidades, como o desempenho ocupacional.
A neuropsicologia cognitiva é crucial para entender as dificuldades enfrentadas, considerando tanto os aspectos cognitivos quanto os contextuais. No entanto, sua eficácia é desafiada pela complexidade dos fatores emocionais, socioculturais e pedagógicos que afetam o processo de aprendizado. Portanto, uma abordagem abrangente e multidisciplinar, como a avaliação neuropsicológica, é essencial para identificar as causas subjacentes das dificuldades acadêmicas e orientar a intervenção adequada no desenvolvimento dessas habilidades.