O Transtorno do Espectro Autista – TEA, é caracterizado por dificuldades persistentes na comunicação e interação social, comportamentos e interesses restritos e repetitivos.
Dentre os sintomas, destacam-se atraso na fala, isolamento social, padrões de movimentos repetitivos e estereotipados, dificuldades com alterações na rotina, além de interesses restritos e seletividade alimentar.
Os primeiros sinais do TEA podem ser observados nos primeiros anos de vida. Por exemplo, alguns bebês com autismo, aos 12 meses de idade, podem não apontar com o dedo, demonstrar maior interesse por objetos do que por pessoas, apresentar dificuldade em manter contato visual efetivo e não responder quando chamados pelo nome.
A detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista é fundamental, pois permite intervenções que influenciam positivamente o desenvolvimento do comportamento social, linguagem e aprendizado, possibilitando que os sintomas sejam amenizados ao longo do tempo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, tanto do indivíduo quanto de sua família.