O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH, é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades atencionais, desorganização e/ou hiperatividade e impulsividade.
Além da distração e dificuldade em se concentrar, a pessoa com TDAH geralmente comete erros por descuido e tem dificuldade em gerenciar seu tempo, levando à evitação de tarefas que requerem foco e reflexão prolongados. Ademais, é comum observar episódios de hiperfoco, nos quais a pessoa mergulha intensamente em uma atividade, negligenciando o ambiente ao redor.
Com relação à hiperatividade/impulsividade, é comum observar agitação motora, manifestada geralmente pela dificuldade em permanecer sentado e esperar a sua vez em conversas ou jogos, por exemplo. Esses sintomas impactam significativamente as atividades de vida diária, escolares e profissionais. No ambiente de trabalho, a desorganização e a dificuldade em priorizar tarefas podem prejudicar o desempenho de uma pessoa.
O diagnóstico de TDAH não é simples e é obtido por meio da avaliação neuropsicológica, com a aplicação de diversos testes neuropsicológicos e a realização de entrevistas.