A habilidade de lidar com emoções intensas — como raiva, tristeza e ansiedade — e de expressá-las de maneira adequada diante de situações desafiadoras ou estressantes é chamada de autorregulação emocional.

Para se autorregular, é fundamental perceber, compreender e gerenciar as próprias emoções, com o objetivo de buscar soluções racionais e assertivas.

Nas crianças, o desenvolvimento da autorregulação emocional começa por volta dos 2 anos de idade. Nesse período, também ocorre o desenvolvimento da linguagem, o que amplia a capacidade de se expressar por meio das palavras.

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar dificuldades em identificar e expressar emoções, especialmente quando se sentem sobrecarregadas ou frustradas. Muitas pessoas com TEA apresentam hipersensibilidade ou hiporreatividade sensorial, o que influencia a forma como reagem a estímulos como sons altos, luzes intensas ou determinadas texturas, podendo levar a crises emocionais e/ou comportamentais. Além disso, mudanças na rotina podem causar grande angústia, dificultando ainda mais a autorregulação emocional.

Vale ressaltar que as crianças não nascem com a habilidade de autorregulação, mas todas possuem potencial para desenvolvê-la, com o apoio e o uso de estratégias adequadas.

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