Autorregulação emocional em crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

15 de março de 2025 por Simone Canola TEA Comentários desativados em Autorregulação emocional em crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

A habilidade de lidar com emoções intensas — como raiva, tristeza e ansiedade — e de expressá-las de maneira adequada diante de situações desafiadoras ou estressantes é chamada de autorregulação emocional.

Para se autorregular, é fundamental perceber, compreender e gerenciar as próprias emoções, com o objetivo de buscar soluções racionais e assertivas.

Nas crianças, o desenvolvimento da autorregulação emocional começa por volta dos 2 anos de idade. Nesse período, também ocorre o desenvolvimento da linguagem, o que amplia a capacidade de se expressar por meio das palavras.

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar dificuldades em identificar e expressar emoções, especialmente quando se sentem sobrecarregadas ou frustradas. Muitas pessoas com TEA apresentam hipersensibilidade ou hiporreatividade sensorial, o que influencia a forma como reagem a estímulos como sons altos, luzes intensas ou determinadas texturas, podendo levar a crises emocionais e/ou comportamentais. Além disso, mudanças na rotina podem causar grande angústia, dificultando ainda mais a autorregulação emocional.

Vale ressaltar que as crianças não nascem com a habilidade de autorregulação, mas todas possuem potencial para desenvolvê-la, com o apoio e o uso de estratégias adequadas.

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