O propósito de uma avaliação neuropsicológica é realizar uma análise minuciosa e abrangente das funções cognitivas, tais como atenção, memória e linguagem. Seu propósito principal é identificar os pontos fortes e as fragilidades de um indivíduo, fornecendo insights valiosos que auxiliam outros profissionais no processo diagnóstico, especialmente em condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de Aprendizagem, entre outros.
Muitas vezes, crianças são encaminhadas para avaliação devido a dificuldades de aprendizagem persistentes, dificuldades emocionais, atrasos e/ou alterações nos marcos de desenvolvimento.
Uma parte fundamental deste processo é a observação clínica e as entrevistas com diferentes informantes, além de realização de testes neuropsicológicos e tarefas.
Ao término do processo, é elaborado um relatório neuropsicológico, contendo uma síntese dos resultados encontrados, juntamente com recomendações específicas para o caso, visando impulsionar o desenvolvimento do paciente e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida.