As funções executivas são habilidades fundamentais para o controle consciente sobre nossas ações, pensamentos e emoções. Elas nos possibilitam gerenciar diferentes aspectos da vida com autonomia, tomar decisões com independência e responsabilidade.

Dentre as habilidades que compõem essa categoria, vamos citar a capacidade de planejamento, memória de trabalho, atenção e controle inibitório, que apesar de distintas, são interligadas e fundamentais para a aprendizagem.

A capacidade de planejamento é uma das funções executivas mais importantes, pois nos permite “pensar no futuro” e realizar as ações necessárias para alcançar um objetivo. A dificuldade nessa habilidade pode impactar a rotina de estudos e o cumprimento de prazos.

A memória de trabalho ou operacional refere-se ao processo de reter temporariamente uma informação e manipulá-la mentalmente para gerar um resultado, como fazer um cálculo mental, ler um livro ou copiar informações da lousa.

Já o controle inibitório consiste em postergar ou inibir uma resposta, possibilitando o controle da atenção, de comportamentos, de pensamentos e de emoções.

Geralmente, pessoas com dificuldade de controle inibitório, perdem o foco com mais facilidade do que é esperado e precisam resistir a distrações constantemente, durante tarefas longas, que exijam maior esforço ou ainda que sejam mais desafiadoras.

Com relação a memória operacional, como ela é responsável pelo armazenamento temporário e a manipulação de novas informações, e está relacionada à compreensão e consolidação dessas informações na memória de longo prazo, a fragilidade nessa habilidade pode ocasionar maior lentidão para aprender conceitos e conteúdos novos.

Contudo, as compreendermos as características dessas habilidades e sua relação com a aprendizagem, podemos ajudar as crianças e adolescente a alcançarem o seu potencial.

 

Compartilhar
, , ,