O impacto da exposição a telas durante a primeira infância
13 de março de 2025 por Simone Canola Neuropsicologia Deixe um comentário
Estudos mostram que crianças expostas precocemente às telas, podem apresentar prejuízos cognitivos, como alterações nos componentes das funções executivas (controle inibitório, memória de trabalho e planejamento), linguagem, dificuldades de aprendizagem, socialização e alterações na qualidade do sono.
Os primeiros anos de vida de uma criança são considerados fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional, visto que o cérebro humano evolui de maneira significativa nesse período. No entanto, esse processo se dá por meio das experiências vivenciadas e nutridas de estimulação, cuidado e interação, que favorecem a evolução e que terá repercussões no futuro. A exposição precoce às telas pode interferir nas relações, devido o distanciamento dos adultos que acabam brincando menos com seus filhos, conversando menos e consequentemente estimulando menos as crianças. Ademais, o brincar e o contato com a natureza proporcionam a criança o aprendizado por meio da exploração, estimulam a criatividade, além do desenvolvimento de habilidades sociais.
Os pais e responsáveis devem ficar atentos, seguir as recomendações dos órgãos competentes ao assunto, monitorar e limitar o tempo de uso, o que irá contribuir e potencializar o desenvolvimento das crianças.
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