É possível ter TDAH sem hiperatividade?
22 de janeiro de 2025 por Simone Canola TDAH Comentários desativados em É possível ter TDAH sem hiperatividade?
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão persistente de comportamentos relacionados a desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, que se manifestam antes dos 12 anos, são persistentes e trazem impacto no funcionamento social, acadêmico ou profissional.
Entretanto, há pessoas que não apresentam todos os sintomas e, portanto, o TDAH pode ser classificado em 03 tipos:
- Apresentação combinada: se há a manifestação de 6 ou mais sintomas relacionados a desatenção e 6 ou mais sintomas relacionados a hiperatividade-impulsividade.
- Apresentação predominantemente desatenta: se há a manifestação de sintomas de desatenção (6 ou mais), mas não há sintomas de hiperatividade-impulsividade.
- Apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva: se há a manifestação de sintomas de hiperatividade-impulsividade (6 ou mais), mas não há sintomas de desatenção.
Geralmente, na pré-escola, a principal característica observada é a hiperatividade, é comum comportamentos como correr, batucar, conversar em excesso e subir em móveis, por exemplo. No entanto, durante a adolescência, isso tende a diminuir e ser substituído por inquietude, impaciência e/ou sensação interna de nervosismo. Já a impulsividade, envolve ações precipitadas, como não aguardar a sua vez durante um jogo, interromper as pessoas, atravessar uma rua sem olhar.
Com relação a desatenção, é comum observar maiores dificuldades no Ensino Fundamental, que podem persistir na adolescência e na vida adulta. Observam-se comportamentos como falta de persistência, procrastinação, dificuldade em manter o foco e desorganização.
Vale ressaltar que no TDAH, os sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou familiares).
Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar baixo rendimento acadêmico e dificuldade em se envolver em tarefas, o que pode ser interpretado como preguiça e irresponsabilidade. Os adultos podem apresentar dificuldades no trabalho devido a desempenho profissional abaixo do esperado e possíveis conflitos com os pares.
Portanto, o diagnóstico correto é essencial para que seja estabelecido um plano de tratamento eficaz. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) possibilita a compreensão das dificuldades e o desenvolvimento de mudanças no estilo de vida, que resultam em melhor qualidade de vida e podem prevenir dificuldades no futuro.